News

Acessibilidade

No dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para a Braso Lisboa, a acessibilidade das pessoas com deficiência é assunto muito sério. Recentemente, a empresa colocou em circulação ônibus equipados com o novo modelo de elevador para cadeirantes, mais seguro e confortável para os usuários. Todos os motoristas da Braso Lisboa foram treinados pelos instrutores Sidney Jorge Prado e Hildebrando Alves Silva para aprenderem a utilizar corretamente e de modo mais rápido o novo modelo de elevador. Em breve, toda a frota da empresa será equipada com a nova tecnologia.



Editorial

Rock In Rio: sucesso de todos

Foram sete dias de rock, mas também de muita dedicação, esforço e renúncia pessoal em um trabalho insano para fazer fãs malucos pelos seus ídolos chegarem num dos maiores eventos do mundo, com mais de 700.000 espectadores.
No serviço #primeiraclasse, foram realizadas mais de 5000 viagens, com a participação direta e indireta de cerca de 1000 pessoas desde a manutenção, que deixou os carros limpos e prontos para rodar, passando pela operação, com sua logística complexa e motoristas comprometidos, até a diretoria, todos com um só foco.
Operação #primeiraclasse Rock in Rio dar certo.
Foram dias de luta, dias de glória como dizia o Chorão. Dias que nos fizeram crescer no campo pessoal e profissional. Até mesmo empresas concorrentes trabalharam no mesmo tom e deu samba. E, o melhor: o samba rock do #primeiraclasse
não atravessou, graças a todos nós!
Parabéns à equipe que provou ser de #PRIMEIRACLASSE



Cursos & Treinamentos NR 35

Quinze funcionários do setor de Manutenção participaram, no dia 6 de setembro, do curso da NR 35, que trata dos cuidados do trabalho realizado em altura. O objetivo é minimizar os riscos envolvidos com a realização desse tipo de atividade.



•  Hora de comemorar

•  Hora de comemorar


Dia das crianças

Não deixe que seus filhos e netos faltem à tradicional festa do Dia das Crianças, que a Braso Lisboa organiza todos os anos com o maior carinho e capricho.
A festa será realizada, no dia 13 de outubro, na Estação Faz de Contas, na Taquara. Na próxima edição do Braso em Foco, você confere os principais momentos desse evento que vai celebrar a alegria de ser criança.

Empresa promove reunião no Setor
de Manutenção

Em setembro, aconteceu a primeira reunião mensal da Manutenção, com a participação do técnico de Segurança do Trabalho, Wallace Gomes Farias e os profissionais do setor.
Os profissionais aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre quais procedimentos devem adotar para realizarem suas tarefas diárias com ainda mais segurança.



Renovação

A


Braso Lisboa renova sua frota

Sem título7
Sem título8

Em continuidade ao programa de renovação da frota, a Braso Lisboa acaba de colocar em circulação 15 novos ônibus, todos equipados com suspensão a ar, que provoca menos trepidação, e com o novo equipamento de acessibilidade. Os veículos foram distribuídos por toda a frota da empresa.



Serviço

A

Atenção!
Você sabia que atualmente a entrega dos uniformes está sendo feita diretamente na sede da empresa?

Se tiver alguma dúvida, procure o setor de Recursos Humanos.



Parabéns

A


Euclides, José Luis e Luiz Augusto fazem a diferença

Sem título10

Nesta edição, nosso agradecimento e homenagem especiais são para o mecânico socorrista Euclides

Sem título11

Henriques de Araújo e para os motoristas José Luis Lopes do Couto e Luiz Augusto Ferreira Rafael. No dia

26 de julho, enquanto aproveitava um dia de folga, Euclides viu um ônibus da empresa enguiçado em frente a um prédio residencial de Ipanema.
Imediatamente, esqueceu que estava de folga e se dispôs a solucionar o problema.
Para ele, ajudar seus colegas de trabalho e contribuir para o prosseguimento da viagem era o mais importante. Já José Luis Lopes do Couto e Luiz Augusto foram elogiados pela atenção e gentileza que dedicam a todos os
clientes.
Parabéns a vocês três, pelo belo exemplo de comprometimento, dedicação e amor ao trabalho.



Saúde

A


Como tratar as doenças respiratórias

Recentemente, têm aumentado os casos de doenças respiratórias, principalmente em função da poluição
ambiental.
Veja as doenças mais comuns e seus sintomas:

Rinite – A rinite alérgica caracteriza-se por uma reação imunológica do cor-

po em resposta às partículas inaladas, que são consideradas estranhas. Os principais fatores de risco da doença são o histórico familiar, locais mal ventilados e a poluição do ar. Entre os sintomas mais comuns estão lacrimejamento dos olhos, espirros, coriza, problemas com odores e irritação no nariz, boca, olhos e garganta.

Sinusite – A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face. Ou seja, a região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçã do rosto. Os fatores de risco da doença são traumas na face, doenças que afetam a imunidade, tabagismo e reações alérgicas. Os sintomas mais frequentes são pressão ou dor facial,

redução ou perda do olfato, náusea, dores no ouvido e outros.

Bronquite – A bronquite é a inflamação das principais passagens do ar para os pulmões. Os fatores de risco incluem o hábito de fumar, imunidade baixa, exposição a agentes irritantes, doenças que causam refluxo gástrico e idade (bebês, crianças e idosos são mais propensos a desenvolver). Pessoas com bronquite podem apresentar tosse com presença de muco, ronco ou chiado no peito e dificuldades para respirar.
Todas as doenças respiratórias devem ser tratadas por médicos especializados (alergistas), pois só eles poderão indicar o melhor tratamento e medicação.